logo

Estadual

Polícia Federal cumpre mandado no gabinete do deputado Ezequeil Fonseca


Por SUELEN ALENCAR - Folhamax

img
A Câmara dos Deputados também é alvo da “Operação Malebolge”, deflagrada nesta quinta-feira (14) e que tem como base a delação premiada do ex-governador Silval Barbosa (PMDB). O alvo é o gabinete do deputado federal Ezequiel Fonseca (PP).

Fonseca era deputado estadual entre 2011 e 2014, período em que Silval Barbosa comandava o Estado. Ele é apontado como um dos beneficiários do esquema de pagamento de propina a parlamentares com objetivo de “manter a governabilidade” na Assembleia Legislativa.

O ex-governador, inclusive, entregou a Procuradoria Geral da República (PGR) um vídeo em que o deputado aparece recebendo dinheiro vivo das mãos de Sílvio Correa, ex-chefe de gabinete de Silval Barbosa, no Palácio Paiaguás. Junto a José Domingos Fraga, o atual deputado federal coloca R$ 100 mil em caixas de papelão.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi informado logo no início da manhã sobre o cumprimento dos mandados. Um funcionário acompanhou as buscas.

OPERAÇÃO MALEBOLGE

A Polícia Federal e o Ministério Público Federal desencadearam nesta quinta-feira (14) a Operação Malebolge - 12ª fase da Ararath -,  que tem como objetivo cumprir mandados de busca e apreensão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal em 64 endereços. Não há mandados de prisão.

Participam da ação 270 pessoas dentre policiais federais e membros do MPF nos seguintes municípios: Cuiabá, Rondonópolis, Primavera do Leste, Araputanga, Pontes e Lacerda, Tangará da Serra, Juara, Sorriso, Sinop, Brasília e São Paulo.

Até o momento, os alvos identificados são os gabinetes dos deputados estaduais citados na delação do ex-governador. Já foram confirmados os gabinetes de Ondanir Bortolini (PSD) "Nininho", Gilmar Fabris (PSD) e Baiano Filho (PSDB). Em Sorriso, policiais estão na casa do deputado estadual José Domingos Fraga (PSD), enquanto em Juara o alvo é a prefeita Luciane Bezerra (PSB).

Em Rondonópolis, o alvo é ex-deputado estadual Hermínio Barreto também é alvo. Em Araputanga, policiais estão em endereços ligados ao ex-deputado Airton Rondina "Português" e, em Pontes e Lacerda, policiais cumprem buscas contra o ex-deputado Antonio Azambuja.

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Carlos Avalone, também é alvo.

Em Brasília, os agentes da Polícia Federal estão na casa do ministro da Agricultura, Blairo Maggi. A residência dele em Rondonópolis e o prédio da Amaggi, em Cuiabá, também são alvos. 

POLÍCIA

MT registra 626 estupros em 2025; entenda a diferença entre os crimes sexuais

O número é quase 3% maior que o registrado em 2024.


BATE-PAPO COOPERATIVO

Decidir juntos para transformar o futuro: Começou o período assemblear de 2026 da Sicredi Biomas

O Bate-Papo Cooperativo é a primeira etapa do período assemblear de 2026. Essa é uma iniciativa da Cooperativa para estar ainda mais próxima das sugestões de seus associados


EDUCAÇÃO SUPERIOR

Mato Grosso teve 7,7 mil aprovados no Sisu 2026

Estado preencheu 97% das vagas ofertadas. Ao todo, mais de 1,8 milhão de pessoas se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada. O bacharelado em medicina, da Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (UNEMAT), foi o curso mais concorrido

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.